domingo, 27 de março de 2011

Independência da Grécia - Associação Helênica do Paraná - Jantar Comemorativo

Jantar comemorativo da “Independência da Grécia”. 
DATA: 26/03/2011 20:00h
LOCAL: AHPR, Rua Dr. João de Oliveira Passos, 20 – Bom Retiro
ATRAÇÃO: Grupo Folclórico Neoléa, danças e quebra pratos
CARDÁPIO: Carneiro, saladas e pratos típicos gregos
Associação Helênica do Paraná
Maria Alice Atherino Borges dos Reis 
Presidente
 O aniversário do dia da independência (25 de Março 1821) é um feriado nacional na Grécia.
Jantar Grego

Para homenagear a Grécia, este país cheio de ternura...
No dia 26 de março houve um jantar com cultura!
A Revolução Grega foi uma real independência...
Contra o Império Otomano sem inocência!

Este foi o motivo da comemoração deste jantar...
Para relembrar a nova Grécia e suas leis...
Numa inesquecível noite de luar!
Maria Alice e Borges dos Reis ...

Receberam os convidados com alegria...
Ao som de uma canção grega com maestria!
Lá estavam o cônsul da Grécia, o Cascaes ex-presidente da Copel e também o Teo jcteo...
Nesta noite onde as estrelas brilharam mais no vasto céu!

Nesta festa teve dança com bailarinas...
Com vestidos coloridos e purpurinas!
No final os pratos quebraram para purificar o lugar...
Assim eles viraram confetes pelo mágico ar!

O jantar grego foi um evento incrível...
Numa noite memorável e inesquecível.
Luciana do Rocio Mallon 

 A guerra de independência da Grécia (1821–1829), também conhecida como a Revolução Grega, foi uma guerra promovida pelos gregos com o intuito de conquistar a independência da Grécia contra o Império Otomano.
 Após o longo período de conflito e com a ajuda das Grandes potências, a independência foi finalmente garantida por meio do Tratado de Constantinopla em julho de 1832. 
Consul, Governo da Grécia e Antonio Borges dos Reis
 O povo grego foi o primeiro a adquirir o status de Estado soberano frente ao Império Otomano. 
Falar demotiki é falar grego; demotiki é o nome da língua grega
 Os gregos são Helênicos; grego é o nome pelo qual os romanos designavam os helenos, habitantes da Hélade, que ficou conhecida como Grécia.
 A República Helênica (Elliniki´ Dimokratía ou Grécia) é o berço de nascimento da democracia, da filosofia ocidental, dos Jogos Olímpicos, da Literatura ocidental e da historiografia, bem como da Ciência política, e dos mais importantes princípios matemáticos, e também o berço de nascimento do teatro ocidental, incluindo os gêneros do drama, tragédia e o da comédia.
 O que chamamos de República Helênica é um conjunto de mais de 1.000 ilhas; com nenhum rio e nenhum petróleo por lá: 70% da energia utilizada energia é solar!
 Os muitos helênicos que vão trabalhar de barco em alguma outra ilha, se encontrar alguma criança que não foi para escola, tem obrigação de chamar a polícia, para garantir que a criança vá para escola.
 Poseidon (Netuno) e Atenea (Minerva) competiram para dar nome a uma das regioes mais bonitas da Grécia: Atenas
Poseidon, o rei do mar, cravou seu tridente sobre a formação rochosa mais elevada, Acropolis, e fez jorrar uma enorme cachoeira de água salgada, que junto com quatro cavalos, seria um presente para os moradores locais, desde que adotassem "Poseidonia" como nome da cidade.
 Atenea, a deusa da sabedoria, semeou uma semente de azeitona e, imediatamente, surgiu uma oliveira, presente simbólico que representa a paz e sabedoria.
 Os habitantes preferiram o presente de Atenea e passaram a chamar a cidade de Atenas, que hoje tem uns 4 milhoes de habitantes e é capital da Grécia.
 Hoje em dia, as famílias gregas tem minifundios de pé de oliveira; 500 a 600 pés "eternos" de oliveira por família.
Existem oliveiras de 2.000 anos; por lei, proibido cortar.
 O azeite de oliva grego e considerado o melhor do mundo devido suas oliveiras terem mais de 200 anos.
 A obra, construída pelo homem, considerada a mais perfeita do mundo é o templo dedicado a Deusa Atenea Partenos, o Partenon. Partenos em grego significa "virgem".
 A região chamada Meteoras, ou Santas Meteoras, é considerada sagrada inalterável e inviolável: Patrimônio Mundial-UNESCO.
Meteora ("rochas suspensas" ou "colunas do céu", em grego): são formações rochosas similares as de Vila Velha (Ponta Grossa PR), só que bem mais altas: menor pico tem 305 metros de altura, e o maior 549 metros.

Zorba "O Greco" (Quebra-Pratos) & Consul da Grécia 
No topo destas formações rochosas existem Monastérios Ortodoxos, onde vivem os Monges Ascetas.
Meteoras (Grécia)
Dos 23 mosteiros existentes, 6 estão ativos, (Sagrado Monastério do Grande Meteoro (sobre a maior e mais alta formação rochosa); Sagrado Monastério de Varlaám; Sagrado Monastério da Santa Trindade; Sagrado Monastério de São Estevão; Sagrado Monastério de Rousano e Sagrado Monastério de São Nicolas Anapaulas).
No único Monastério Feminino, o São Estevão. As mulheres-turistas devem usar vestido para entrar: recebem na entrada para por cima de calças compridas. Os demais Monastérios são masculinos.
Teo-jcteo (Eng. Teodorovicz)
A origem do hábito perde-se no tempo, mas é provável que ele tenha surgido há mais de 4 000 anos. O professor Lakis Hatgis, do Instituto Educacional Ateniense, em São Paulo, explica que esse costume é um exemplo do modo de pensar dos gregos. "Eles valorizam acima de tudo os sentimentos, e quebram os pratos para mostrar seu desapego às coisas materiais. Os gregos, além de comerem os alimentos, procuram também percebê-los através dos outros sentidos: a visão, o olfato, o tato.
Ficaria faltando o sentido da audição, que eles suprem com o barulho da quebra dos pratos." Esse hábito tem, além disso, uma função prática: os rapazes aproveitam o estardalhaço para atrair a atenção das garotas e iniciar um possível namoro. Essa prática ainda hoje está presente nas festas gregas, também como forma de demonstrar alegria. A cerimônia faz parte de várias danças, principalmente de duas delas, chamadas zembecico e sirtaki."

Fotos originais, aqui editadas,  by Chrys Rizzo (acima)

James Bond, o mesmo aparece "caindo" de uma destas formações rochosas de Meteoras; mas, no filme, dá um jeito de se salvar ...

A formação rochosa do Monastério de São Estevão é tão alta e larga que, lá pelos 100m de altura, existem alguns "buracos" nas rochas, tipo Gruta, onde pessoas vivem e, para subir/descer, só por cordas (escadas de cordas).
 Maria Alice Atherino Borges dos Reis Presidente da Associação Helênica do Paraná
 e seu marido, Antonio Borges dos Reis
Os Monges Ascetas dividem o dia em 3 partes de 8 horas (8 horas para dormir; 8 horas para trabalhar e 8 horas para meditar), e tudo isto no topo da formação rochosa, onde horta, poço de água, e, segundo os moradores locais "mais perto de Deus e longe dos homens" .
Eng. MsC. João Carlos Cascaes (ex-Presidente da COPEL); Eng. Teodorovicz (Teo - jcteo) e Soc. MsC. Tânia Rosa Ferreira Cascaes
Partenon & Teatro Epidaurus
A Batalha das Termopilas (... o filme/livro: Os 300 ou Os 300 de Termopilas) foi de 300 soldados espartanos (junto com 600 escravos que não entram na conta) contra 10.000 persas ...
A comida típica é a Moussaka ... espécie de lasanha de beringela.
Os heróis gregos (semi-deuses) eram os filhos de deuses com mortais. Zeus, deus dos deuses, comandava todos os demais do topo do monte Olimpo. Podemos destacar outros deuses gregos : Atena (deusa das artes), Apolo (deus do Sol), Ártemis (deusa da caça e protetora das cidades), Afrodite (deusa do amor, do sexo e da beleza corporal), Démeter (deusa das colheitas), Hermes (mensageiro dos deuses) entre outros.
Os assentos do antigo teatro grego de Epidaurus, datado do século 4º a.C., são o segredo para a sua ótima acústica. Mesmo quem sentava na última fileira podia ouvir música e vozes do palco com uma clareza impressionante.
As fileiras de assentos de pedra calcária do Epidaurus formam um eficiente filtro acústico que abafa barulhos de fundo de baixa freqüência, como murmúrios, e reflete os sons de alta freqüência dos artistas no palco em direção ao público, levando as vozes dos atores até o fundo do teatro.


Para refletir:
"O verdadeiro sábio procura a ausência de dor, e não o prazer." (Aristóteles)
"A ociosidade é que envelhece, não o trabalho." (Sócrates)
"A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro." (Platão)



José Carlos Teodorovicz
-----------------------------------------------------------
Teo - jcteo ( Engenheiro Teodorovicz)
Email: jcteo@uol.com.br
Facebook: jcteo
"O melhor resultado é quando todos do grupo fazem o melhor para si E para o grupo" (John Nash)
No Blog do Teo - jcteo
No blog do Teo - jcteo ...
Qualquer ser se sente no céu!
Existem emocionantes viagens...
...Nas mais espetaculares paisagens!

No blog do Teo - jcteo ...
Há coisas perdidas do Beleléu!
Existe uma linda arara azul,
Que voa em seu ombro de Norte a Sul!

No blog do Teo - jcteo ...
Ninguém fica ao léu!
Há um espaço para a cultura...
Com estrelas cheias de doçura!

No blog do Teo - jcteo ...
Há uma bailarina com véu!
Existe o verdadeiro xadrez...
Pois lá a inteligência tem vez.
Luciana do Rocio Mallon

2 comentários:

  1. Como sempre, o jantar foi um sucesso!
    Ambiente agradável, comida deliciosa, músicas lindas, dança e bailarinos excelentes e, principalmente, uma comunidade que sempre nos recebe com muito carinho e respeito.
    Obrigada por nos convidarem!
    Um grande abraço
    Sabine, Sandra e Marco

    ResponderExcluir