sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Por que uma das Cúpulas do Palacio do Congresso Nacional é voltada para cima e outra para baixo?


No Palácio do Congresso funcionam o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.
O Senado Federal fica abaixo da cúpula menor que é côncava (virada para baixo), significa que dentro deve prevalecer a reflexão, a ponderação, o equilíbrio, o peso da experiência (já que o mandato dos senadores é de 8 anos), o ônus da maturidade e tal concavidade induz à meditação e à serenidade.
Já a cúpula oposta e maior que é convexa (virada para cima) fica sobre a Câmara dos Deputados, por ela ser maior e mais chapada no alto, significa que seu vasto vértice está aberto ao impacto direto de todas as ideologias, de todas as tendências, de todos os anseios, de todas as paixões do povo e com isso tem o objetivo de retratar, diretamente, a alma brasileira em toda sua variedade.
O Congresso Nacional do Brasil é bicameral, constituído pelo Senado do Brasil (câmara alta) e pela Câmara dos Deputados do Brasil (Câmara Baixa). Desde a década de 1960, o Congresso Nacional tem a sua sede em Brasília. Tal como acontece com a maioria dos edifícios oficiais na cidade, foi projetado por Oscar Niemeyer seguindo o estilo da arquitetura moderna brasileira. Vistas desde o Eixo Monumental, a calota à esquerda é a sede do Senado e a da direita é a sede da Câmara dos Deputados. Entre eles há duas torres de escritórios. O Congresso também ocupa em torno outros edifícios, alguns deles interligados por um túnel. O edifício principal está localizado no meio do Eixo Monumental, a principal avenida da capital. Na frente dele há um grande gramado e refletindo um lago. O edifício está voltado para a Praça dos Três Poderes, onde o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal estão localizados.
Niyemeyer atribuiu ao edifício do Congresso Nacional vários significados simbólicos. As duas torres independentes de 28 andares, por exemplo, atestariam a divisão do poder legislativo entre senado e câmara, a ligação entre elas, a meia altura das construções, formando um H, representariara união entre as casas. A cúpula convexa da Câmara dos Deputados indicaria que a Casa esta aberta aos anseios da sociedade - uma vez que os deputados, oficialmente, representam os eleitores, enquanto os senadores, os estados.
Por sua vez, a cúpula côncava do Senado, menor, mostraria que ali deve prevalecer a reflexão e o equilibrio.
No link abaixo, da Veja, estao "nas palavras" do Oscar Niemeyer, o significado das Cupulas do Palacio do Congresso Nacional, em Brasilia.
http://veja.abril.com.br/cronologia/niemeyer/index.swf
a) Selecione periodo de 1955 a 1963
b) Clique na Imagem do Palacio do Congresso (logo acima da foto da Catedral)



José Carlos Teodorovicz
-----------------------------------------------------------
Teo - jcteo ( Engenheiro Teodorovicz)
Email: jcteo.teo@gmail.com
Facebook: jcteo
"O melhor resultado é quando todos do grupo fazem o melhor para si E para o grupo" (John Nash)

Nenhum comentário:

Postar um comentário