sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O Fantástico Corpo Humano

Prepare-se para se surpreender com a maravilha de SEU CORPO!
O único fator em comum que você tem com os outros seis milhões e quinhentos mil seres humanos do planeta, sem importar o que o diferencia deles, é uma máquina fantástica: o seu corpo humano.
Um dos tratados médicos mais antigos que se conhece é o Papiro Ebers (1550 a.C.). O manuscrito considera o coração como o centro do sistema sanguineo e contém capítulos sobre odontologia, depressão, demência e anticoncepção, entre outros temas.
Espirrar é um reflexo, uma reação a uma irritação nas vias respiratórias.
O processo de Plastinação
O exemplar é dissecado para visualizar sistemas e estruturas específicos.
Na dissecação é submergido em acetona para extrair todos os líquidos corporais.

Depois da desidratação, o exemplar é colocado num banho de polímero de silicone e depois numa câmara de vácuo.
Ao vácuo, a acetona é substituída pelo polímero que penetra no exemplar até o nível celular mais profundo.
Quando o polímero de silicone endurece, o corpo em estado de preservação permanente e com as estruturas intactas, está pronto para ser analisado e estudado.
Seu principal suporte: O ESQUELETO
O esqueleto adulto médio tem 206 ossos e representa aproximadamente um quinto do peso de seu corpo. O conjunto desses ossos determina a forma de seu corpo e constitui sua estrutura de sustentação, evitando que você seja um montão de músculos e órgãos prostrados no chão.

As teorias de Galeno, médico grego que viveu no século II, exerceram grande influência sobre as ciências médicas ocidentais durante mais de 1.000 anos. Adquiriu experiência prática de anatomia curando as feridas de gladiadores e dissecando animais (a dissecação de corpos humanos era ilegal na época de Galeno). Como conseqüência, seus escritos continham muitos erros que não se detectaram até a época de Vesalius.

Os quadris das mulheres são mais largos do que os dos homens para facilitar o parto.
Fazendo a conexão: OSSOS E ARTICULAÇÕES
Os ossos unem-se em zonas chamdas articulações (mais de 200) que permitem uma ampla variedade de movimentos.

Abu Ali Sina, conhecido como Avicena (980-1037), foi um médico, filósofo e astrônomo persa. Seus livro sobre as curas chegaram a ser utilizados como textos médicos correntes durante vários séculos, e estabeleciam normas para provar a eficácia dos medicamentos. Seu descobrimento sobre a natureza infecciosa das doenças, levou-o a introduzir o conceito de quarentena como forma de limitar sua propagação.
A Variola, uma das doenças mais letais que o mundo conheceu, surgiu há mais de 3.000 anos. No século XVIII uma de cada dez crianças ainda morria de varíola na Suécia e na França. Nunca chegou a ser desenvolvido um tratamento eficaz, mas graças à vacinação em massa, a doença foi declarada erradicada em 1980 e é a única doença que foi considerada oficialmente erradicada.
O belga Andréas Vesalius (1514-1564), pioneiro na dissecação de cadáveres e em registrar os resultados de forma precisa, foi considerado o fundador da anatomia humana moderna. Diz-se que ele comprovou que os homens e as mulheres tem o mesmo número de costelas, o que causou problemas com os que tomaram de forma literal o relato do Antigo Testamento, segundo o qual Eva foi criada da costela de Adão.
Os menores ossos do corpo encontram-se no ouvido.
O osso da coxa é mais forte do que concreto armado. A maioria das casa não são tão fortes.
Jonas Salk (1914-1995) desenvolveu a primeira vacina contra a poliomielite. A pólio atingiu níveis próximos aos de praga depois da Segunda Guerra Mundial. Salk trabalhou na vacina durante oito anos e negou-se a patentear sua descoberta, que quase conseguiu erradicar a doença. “Não existe patente. Seria como patentear o Sol”.
As mulheres fumadoras passivas tem muito mais probabilidades de ter problemas de infertilidade e abortos espontâneos.
Comando e controle: O SISTEMA NERVOSO
O sistema nervoso tem três componentes: o sistema nervoso central, o sistema nervoso periférico e o sistema nervoso autônomo, uma divisão do sistema nervoso que transmite informação do SNC para o resto do corpo. O conjunto  destes sistemas é responsável por todas as atividades conscientes e inconscientes.
No caso de terem o mesmo peso, os músculos das mulheres são tão fortes quanto os dos homens.
 Lave os dentes salve seu cérebro. As bactérias e toxinas de gengivas doentes podem penetrar na corrente sangüínea e provocar coágulos e bloquear o fluxo de sangue ao cérebro.
A placenta é a conexão entre a mãe e o feto; transfere nutrientes e elimina os resíduos do feto.
Luis Pasteur (1822-1895) foi um químico e microbiólogo francês que contribuiu para o desenvovimento de vacinas. Sua teoria dos germes deu origem a práticas cirúrgicas anti-sépticas e a um processo para prolongar ávida de produtos perecíveis tais como o leite e a cerveja utilizando o calor sem danificar as bebidas: a pasteurização.
Trabalhando em pares: MÚSCULO ESQUELÉTICO E OSSO
Uma combinação de músculo esquelético profundo e osso, com a ajuda de ligamentos, tendões e cartilagens trabalha em todo o seu corpo permitindo-lhe se mover de diversas formas complexas.
 Seis meses de exercício melhorarão de 14 a 20% sua memória, capacidade para tomar decisões e capacidade de concentração.
 Atlas é uma vértebra do pescoço; Aquiles é um tendão do calcanhar.
O inventor holandês Antonie van Leewenhoek (1632-1723), considerado o pai da microbiologia, pôde observar fibras musculares, esperma, glóbulos vermelhos e microorganismos com mais de 400 microscópios simples que criou.
 Abu al-Qasim Khalaf ibn al-Abbas Al-Zahrawi (936-1013), também conhecido como Abulcasis, foi médico, cirurgião e químico árabe-espanhol. Considerado o pai da medicina moderna e o principal cirurgião medieval do Islã, seus tratados médicos tiveram influência nos procedimentos cirúrgicos islâmicos  e europeus durante mais de 500 anos. Pioneiro na defesa de um bom relacionamento doutor-paciente, estimulava os médicos a tratarem bem os seus pacientes independente de sua posição social.
Os ossos se unem nas articulações.
Super rodovida do sangue: SISTEMA CARDIOVASCULAR
Neste exemplar foram retiradas as camadas do corpo e ilustra-se a proximidade de suas estruturas e sistemas, todos eles abastecidos de oxigênio e nutrientes pelo sangue que percorre todo o sistema cardiovascular uma vez a cada 60 segundos.
 Níveis saudáveis:
Colesterol Total: menos de 200  mg/dl
Colesterol LDL (ruim): menos de 100 mg/dl
Colesterol HDL (bom): mais de 40 mg/dl
Triglecérides: menos de 150 mb/dl
 A tonicidade muscular mantém você erguido apesar do peso da gravidade.
O CIRCUITO VASCULAR
Os vasos do corpo estão conectados num circuito fechado tubular através do qual circulam 5,4 litros de sangue. O coração, um músculo poderoso, dirige esta vasta rede de artérias, veias e vasos capilares de 145.000km para levar de forma continua nutrientes e oxigênio a cada célula do nosso corpo. Cada gota de sangue passa pelo coração uma vez a cada 60 segundos no seu percurso.
Para fazer isso, o coração deve bater aproximadamente 100.000 vezes por dia a um ritmo constante de contração e relaxamento gerado por impulsos elétricos do próprio coração. A freqüência cardíaca normal é de 70-80 pulsações por minuto mas pode variar de acordo com o estado de saúde, estresse, hormônios, cafeína, álcool, exercício e idade. A pressão arterial mede a pressão do sangue contra os vasos quando o coração se contrai e se relaxa. As leituras de pressão arterial tem duas medições: a sistólica, quando o coração se contrai e a diastólica, quando o o coração se relaxa.
A osteoporose é a redução dos ossos devido à perda de cálcio.
As artérias carótidas nos dois lados do pescoço fornecem sangue aos tecidos da cabeça e ao cérebro. Dentro da cavidade craniana, o cérebro consome de 15 a 20% do abastecimento total de sangue do corpo e tem prioridade para receber esse sangue com relação aos demais órgãos.
 Michael De Bakey, pioneiro no desenvolvimento do coração artificial, foi o primeiro a utilizar com sucesso uma bomba cardíaca externa num paciente – a bomba para bypass de ventrículo esquerdo. A prótese artificial de DeBakey, atualmente é utilizada no mundo inteiro para substituir ou reparar os vasos sanguíneos.
 O sistema reprodutor/urinário (urogenital) tem duas funções: procriação e eliminação.
O físico islâmico Ibn al-Nafis (1213-88) foi o primeiro a descrever corretamente o pulso, a circulação pulmonar e o metabolismo. Seus experimentos reprovaram as teorias milenares de Avicena e Galeno sobre o pulso, ossos, músculos, intestino e órgãos sensoriais e o estomago. Também é considerado autor da primeira novela de ficção científica!
As varizes são veias debilitadas ou danificadas e provocam o estancamento do sangue no seu trajeto ao coração. Podem ser vistas através da pele e aparecem como veias retorcidas, escuras e dilatadas.
Inale ... Exale: RESPIRAÇÃO
O corpo, como qualquer máquina, precisa de combustível para funcionar. O oxigênio é o combustível do corpo. Permite que as células utilizem a energia armazenada nelas para mantê-lo vivo, com o coração batendo, o cérebro pensando e os rins transformando o café em paradas não planejadas para ir ao banheiro.
A tomografia computadorizada é uma tecnologia não invasiva utilizada para visualizar o corpo para diagnóstico e detecção.
René Laennec (1781-1826) inventou o estetoscópio na França em 1816. Sua invenção destinada a amplificar o som como ferramenta de diagnóstico, um cilindro de madeira oco, pôde ter sido inspirado na sua afeição pela flauta!
Energia para a máquina: SISTEMA DIGESTIVO
A cavidade abdominal deste exemplar foi aberta par que seja possível visualiar os órgãos da digestão.

Os alimentos percorrem seu sistema digestivo, transformando-se em nutrientes utilizáveis e são absorvidos pelo fluxo sanguíneo para serem levado a todas as células de seu corpo Dentro das células, a energia armazenada nos nutrientes é utilizada como combustível para o funcionamento dos sistemas do corpo.
A síndrome do túnel do carpo é a compressão dolorosa do nervo mediano quando atravessa o túnel do carpo no punho.
 A NUTRIÇÃO É FUNDAMENTAL
Os órgãos que compõem seu sistema digestivo são as máquinas da fabrica que fazem funcionar o ciclo. A máquina principal da fábrica é o estomago, que pode conter entre 2 e 3 litros do alimento que decidir digerir. As necessidades nutricionais variam de acordo com o nível de atividade, a idade e o estado de saúde mas, em geral, o corpo necessita de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água em quantidade suficiente para funcionar adequadamente.
Um adulto sadio respira em média 15 vezes por minuto.
CALORIAS
As calorias são a medida da quantidade de energia que um alimento contém. As calorias que seu corpo necessita provêm dos hidratos de carbono (açucares e amidos) das gorduras e das proteínas. As gorduras têm o dobro de calorias por grama que os hidratos de carbono e as proteínas.
 A desacreditada pseudo-ciência da frenologia, popular no século XIX, afirmava que existia uma direta correlação entre o cérebro e o caráter ou a personalidade, visível na forma e no contorno do crânio. Encontram-se referências à frenologia nas novelas de Charlotte Brontë, em Drácula de Bram Stoker e em Moby Dick.
 
A herança bem como aquilo que você experimentou na sua infância têm incidência sobre algumas de suas preferências gustativas.
O olfato está muito relacionado com o sabor da comida. Quando estamos resfriados e as fossas nasais estão obstruídas, na maioria das vezes não sentimos o gosto da comida
O colesterol é uma substância do corpo necessária para a criação e regulação de células.
 Anste de Josph Listeer (1827-1912), um visita ao hospital na maioria dos casos terminava em morte. As infecções pós-operatórias, que eram a principal causa, foram inclusive chamadas de “hospitalismo”. Lister, considerado o “Pai da Cirurgia Moderna”, descobriu as propriedades anti-sépticas de limpas as feridas com uma solução de ácido carbólico, as práticas de esterilização foram melhoradas e conseguiu que os hospitais fossem mais seguros e limpos. O enxágüe bucal Listerine foi chamado assim em homenagem a Lister.
Continuação da Espécia Humana: SISTEMA REPRODUTOR/URINÁRIO
Esta dissecação de um corpo feminino revela a existência de um feto de quatro meses.
 O começo: VIDA FETAL
O bebê em desenvolvimento é chamado embrião desde a concepção até a oitava semana de gravidez.
 Ao terminar o terceiro mês de gravidez, completa-se o desenvolvimento dos sistemas do corpo fetal. Os músculos e os nervos do feto estão funcionando e o coração bombeia 24 litros de sangue por dia através do sistema cardioavscular. Durante o segundo e o terceiro trimestre, o feto cresce em tamanho e peso e os órgãos internos estão mais desenvolvidos.
Demasiado colesterol ruim (LDL) pode obstruir as artérias.
 Pesquisas recentes indicam que o som e o ritmo da linguagem se aprendem no útero. Shh... podem ouvir!
 O teste de Apgar é uma avaliação que se realiza um minuto após nascer e aos cinco minutos de vida. Este sistema foi desenvolvido pela física e anestesista Virginia Apgar em 1953. Este simples teste avalia a condição de um recém-nascido com base em cinco variáveis: Coloração da pele, Ritmo cardíaco, Tônus muscular, Reflexos e Respiração.
Em direção ao seu futuro:  O QUE SIGNIFICA SER HUMANO? O QUE SIGNIFICA SER VOCÊ?
Esta pergunta foi feita durante séculos, já que “ser humano” é saber que você é muito mais do que a soma de algo tão maravilhoso como seus órgãos, tecidos e células individuais.
A maioria dos cientistas e filósofos coincidem que sua humanidade tem a ver com seu extraordinário cérebro, o órgão que o distingue de outras espécies com seu tamanho e capacidade para lembrar, raciocionar e utilizar a linguagem. O órgão que misteriosamente permite emocionar-se e fazer escolhas.
Quando essas escolhas estiverem relacionadas com sua saúde e seu estilo de vida futuros, confiamos que serão feitas com mais cuidado e tendo um conhecimento mais profundo de seu maravilhoso corpo de de seu funcionamento.
Admire o ser humano! ...
Admire-se a você mesmo!

 Teo - jcteo (Engenheiro Teodorovicz)
-----------------------------------------------------------------------------------------------
José Carlos Teodorovicz
Email: jcteo@uol.com.br
Facebook: jcteo 
"O melhor resultado é quando todos do grupo fazem o melhor para si E para o grupo" (John Nash)
No Blog do Teo - jcteo

 No blog do Teo - jcteo ...
Qualquer ser se sente no céu!
Existem emocionantes viagens...
...Nas mais espetaculares paisagens!

No blog do
Teo - jcteo ...
Há coisas perdidas do Beleléu!
Existe uma linda arara azul,
Que voa em seu ombro de Norte a Sul!

No blog do
Teo - jcteo ...
Ninguém fica ao léu!
Há um espaço para a cultura...
Com estrelas cheias de doçura!

No blog do
Teo - jcteo ...
Há uma bailarina com véu!
Existe o verdadeiro xadrez...
Pois lá a inteligência tem vez.
Luciana do Rocio Mallon

Nenhum comentário:

Postar um comentário